6 coisas que pessoas elegantes sempre fazem em suas casas

6 coisas que pessoas elegantes sempre fazem em suas casas
Foto: Unsplash

Se você olhar atentamente para as casas e o trabalho das pessoas mais estilosas, começará a notar alguns temas comuns. Há uma paleta que começa a emergir, alguns tons que aparecem com frequência e alguns que nunca aparecem.

Há um charme e uma natureza relaxada nessas casas onde tudo pode ser tocado e nada é muito precioso. E segundo o site Homes & Gardens, há algumas regras clássicas de design que são sempre seguidas.

Esta casa minúscula de 2 quartos vai te convencer a reduzir por R$ 98 mil
A sala da casa de Jennifer Aniston e a volta dos anos 70
Casa vertical: projeto inovador tem a frente toda de vidro

Então, para emular sua abordagem, esses seis designers – alguns dos formadores de opinião mais estilosos do planeta, na verdade – compartilharam com o site Homes & Gardens, as coisas que sempre fazem em cada esquema em que tocam. Não importa qual seja seu estilo de design de interiores, você certamente encontrará muita inspiração aqui.

Pendure obras de arte de grandes dimensões

Quando se trata de decoração com arte, o público que gosta de estilo agora prefere trabalhos grandes e chamativos que dominem o espaço da parede, em vez de paredes de galeria, que podem parecer um pouco ocupadas, um pouco desorganizadas, um pouco… exageradas.

“A arte de grandes dimensões é mais do que apenas um detalhe”, diz o arquiteto e designer de Chicago Eric Rothfeder, fundador da ERA. “A arte dramática reúne o espaço ao seu redor, atraindo todos os elementos de uma sala para um ponto focal comum.”

Inclua alguma simetria

Os designers de Nova York por trás do estúdio Redd Kaihoi adotam uma abordagem em camadas, mas, em última análise, contemporânea, para o design de interiores. Eles usam tecidos modernos, toques inesperados e cores ousadas com tanto estilo que criam esquemas que só poderiam ter sido criados nesta década.

No entanto, eles frequentemente se veem retornando à regra clássica de design de usar simetria em esquemas. Talvez lâmpadas idênticas em ambos os lados de um sofá ou espelho, ou cadeiras de destaque combinando.

“Gostamos de nos apegar a alguns elementos tradicionais, como plantas baixas e simetria”, diz um dos cofundadores do estúdio, David Kaihoi. “Esse léxico de design é tão forte que acrescenta uma nota de nostalgia até mesmo aos esquemas mais contemporâneos, fazendo-os parecer mais familiares e, em última análise, mais caseiros.”

Decore com tons de joias

Pessoas elegantes tendem a ser mais confiantes em relação às cores e se sentem felizes misturando tons de joias em sua decoração.

“É uma maneira muito alegre de projetar, usar cores tão ousadas”, diz a designer Lonika Chande. “Eu simplesmente não sou uma garota de pastéis, eu amo tons fortes. Mas nossos cenários sempre tendem a ser mais suaves, mais terrosos. Tons de joias combinam muito bem com terracota ou brancos claros, acabamentos de argila que têm um pouco de profundidade. Esses tons brilhantes são muito mais frescos quando há um neutro para eles se destacarem.”

Fique longe do cinza

Se você quer seguir o exemplo do superestiloso, então você vai ter que ficar longe do cinza. Reforçando cuidadosamente o ponto anterior de Lonika sobre tons de joias, há um mundo inteiro de opções de cores mais ricas disponíveis, se você tiver confiança para brincar com elas.

“Vou te dizer o que conforto não é”, diz o designer Jake Arnold, de Los Angeles. “Cinza. As pessoas adoram, mas eu acho que é frio, mesmo aqueles com pigmentos mais ricos. Use uma paleta de tons de joias. Muito mais elegante e, sim, confortável também.”

Considere como uma peça parece de todos os ângulos

As pessoas mais estilosas têm casas que são chiques, mas de uma forma relaxada. Há uma sensação de que você pode mergulhar nelas e relaxar, não importa o quão bonitas elas sejam. Isso porque os designers consideram não apenas a aparência de um cômodo, mas como cada peça será sentida, não importa como você a use.

“A sensação de uma peça é um aspecto subestimado do design – as compras online tiraram esse elemento”, diz a designer Zoe Feldman, de Washington, DC. “Estou muito consciente – como todos nós deveríamos estar – de que um tapete não é apenas agradável aos pés, mas também quando você deita nele (tenho cachorros e estou sempre deitada no chão com eles!). Então, eu não escolheria sisal, mas algo mais macio. Acabei de comprar um tapete de mohair da Jennifer Manners para minha própria casa e estou totalmente obcecada!”

Use links visuais entre salas

Os designers sabem que uma casa é como uma narrativa, e que as realmente estilosas levam você de um espaço para outro. Irene Gunter, fundadora da Gunter and Co, gasta muito tempo para garantir que ela faça exatamente isso em todos os seus projetos.

“Um lar é um lugar que tem o objetivo de aterrá-lo e dar a você uma sensação de calma e pertencimento”, diz Irene. “Quantas mais conexões pudermos sentir com nossos arredores, melhor. Como estamos nos afastando de espaços abertos como um todo, precisamos encontrar outras maneiras de nos conectar com pessoas que não estão necessariamente no mesmo espaço que nós. Isso pode ser por meio de conexão visual – ter uma obra de arte que você pode ver através de uma porta que o atrai para salas adjacentes, ou ter uma consistência de material em cada sala, ou boa acústica.”

A principal lição do que os designers (e, portanto, as pessoas mais estilosas) sempre fazem em seus interiores é ser considerado, mas não excessivamente curado. Você quer que seus cômodos tenham personalidade, não sejam muito guiados por tendências e pareçam propositais, mas ainda cheios de personalidade.

Fonte: Homes & Gardens

Fique por dentro das novidades pela nossa página no Facebook.

DecorStyle.com.br
Back to top